Lago antigo

Lago Zaysan no Cazaquistão é um dos lagos mais antigos do mundo

Um lago antigo é um lago que constantemente conteve água no último milhão de anos. Muitos lagos existem há mais de 2,6 milhões de anos, o período Quaternário completo. Os lagos antigos continuam a persistir devido à tectónica de placas em zonas de fenda ativa. Esta zona de rifte ativa cria lagos que são extremamente profundos e difíceis de preencher naturalmente com sedimentos. Devido à vida prolongada de lagos antigos (1-30 milhões de anos), estes servem como modelos para características evolutivas isoladas e especiação. A maioria dos corpos de água tem menos de 18.000 anos. Existem apenas 20 lagos com mais de 1 milhão de anos.[1]

Existem seis principais tipos de lagos (listados abaixo). A maioria dos lagos seca como resultado do enchimento com depósitos lacustres, sedimentos depositados por um rio num lago durante milhares de anos. Os fatores que influenciam o decréscimo da água incluem a acumulação de sedimento fluvial-lacustre, evaporação, drenagem natural e processos geofísicos. Os lagos antigos têm uma vida tão prolongada quando comparados aos lagos mais jovens mais tradicionais devido às zonas de rifte ativas locais e a seções de terra afetadas chamadas grabens.

Por exemplo, o lago Baikal na Rússia, o lago mais profundo do mundo, é um antigo lago criado pela zona de rifte de Baikal há 25-30 milhões de anos, e tem 1642 m de profundidade. Contraste-se com os Grandes Lagos da América do Norte, que foram formados pelo último período glacial por lavagem glacial e amontoamento de águas derretidas há 14 mil anos, profundidade máxima de lagos que variam de 200 a 1300 pés de profundidade.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome marine-rutgers

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy